top of page

OLÁ! TUDO BEM? POSSO USAR O SEU BANHEIRO?

Preparar o carro para múltiplos destinos, separar roupas que atendam as mais adversas condições de clima sem ocupar muito espaço e ajustar todas as compras do dia a dia para um novo plano financeiro.


São alguns dos desafios mais complexos em uma longa viagem de carro, mas o que dizer sobre a problemática de um banheiro na hora do aperto?



Quando digo “aperto” não me refiro somente sobre encontrar uma simples privada, mas todo o universo que um bom sanitário lhe oferece como água para limpeza das mãos e rosto, chuveiro, apoio para deixarmos equipamentos, itens de higiene e roupas, sem falar na organização do local para que o acesso seja o mais bem-sucedido possível.


Enquanto planejávamos todas as adaptações que seriam feitas no carro da cabine para trás, claro que o tema “estrutura de banheiro” tornou-se uma preocupação.


Como encaixar um chuveiro, uma pia, uma privada, além de todos os suportes para toalha, sabonete, shampoo e rolo de papel higiênico de um banheiro tradicional nos 3 metros quadrados que já contariam com cama, geladeira, gaveta e armários?


Lembrando que água e roupas secas não se misturam, móveis de madeira com umidade constante também não. Privada com qualquer outra coisa, nem se fale!


Quando refletimos sobre uma prioridade tão básica como essa, fica impossível não se sensibilizar com pessoas que, por diferentes motivos, simplesmente não tem acesso a praticamente nada nisso

Com pouco espaço, tudo precisa ter duas, três, até quatro funções diferentes. Na verdade, quanto mais multifuncional, melhor.


Nessa linha de pensamento, priorizamos a inclusão de uma pia dentro do carro, pois serviria não só para lavar louça, mas também como parte integrante do nosso “banheiro”.


Logo que acordássemos, lá estaria a pia para lavarmos o rosto, escovarmos os dentes e por que não bebermos água? Um reservatório próprio com bomba debaixo do carro faria esta função de transformar a pia também em um pequeno bebedouro

O chuveiro teria que ser para o lado de fora, diferente de outros motorhomes e vans que contam com um espaço interno maior e reservam, muitas vezes, um local somente para este propósito.



A saída de água traseira pôde suportar tanto a pressão de uma pequena ducha para limpar o corpo todo em banhos rápidos, quanto uma mangueira para limpar os “pés sujos” antes de dormir.


Como as cortinas de chuveiro são sempre muito leves, 4 hastes simples já conseguiram montar o suporte necessário para isolar o local de possíveis curiosos.


Além disso, somente um tapete no chão (o mais compacto possível pelo tema de espaço) para drenar a água e não deixar os pés sujos com barro, grama ou areia molhada.


Água sempre fria, apesar de já existirem opções interessante de viajantes que aquecem a água com resistências ou com o próprio calor gerado pelo motor do carro.


Mas e a bendita privada, onde fica?


Ora, no nosso caso, esse “anexo imprescindível” do banheiro ainda é terceirizado.


O bom é que temos algumas opções para escolher durante o caminho...




BANHEIROS NA VIAGEM: LOCAIS, CARACTERÍSTICAS E MAIS



+ CAMPINGS


O que você vai encontrar?

Apesar dos campings não seguirem qualquer padrão de estrutura (pelo menos nos locais em que passamos no Brasil), a grande maioria conta com estrutura completa para banho, sanitários e pias. É possível pagar somente o banho caso você esteja hospedado em outro local (normalmente é cobrado R$ 5-10).


OBS: Pode parecer um detalhe pequeno, mas é muito importante que os banheiros tenham ganchos de suporte ou superfícies limpas e secas para os viajantes apoiarem toalhas, roupas limpas, itens de higiene pessoal etc. Ainda uma grande maioria dos campings não prioriza esse ponto tão simples e fundamental.

 

+ PORTA POTTIS & PAPAGAIO PLÁSTICO


O que você vai encontrar?

  • Porta Potti: Um sanitário portátil com desodorizador para controle de cheiro e solvente para dissolver os dejetos.

  • Papagaio plástico: coletor de urina muito utilizado para fins médicos pela facilidade de limpeza e o baixo custo.


OBS: Analise o tamanho (medidas/proporções) e volume (litros de capacidade), pois existem muitas opções no mercado e, no caso do porta potti, também a quantidade necessária de kits para manutenção e limpeza. Não contamos com qualquer unidade portátil, porém ouvimos relatos de pessoas que precisam utilizar outros sanitários fixos para descarte dos dejetos, já que não encontram com frequência pontos adequados durante seus roteiros. O papagaio plástico, até o momento, nos atendeu bem!


 

+ POSTOS DE COMBUSTÍVEL


O que você vai encontrar?

Você vai encontrar de tudo na verdade. Mas saibam que existem postos de combustível com estrutura realmente invejável, contando com lavanderia, lojas especializadas, cabelereiro, além de banheiros limpos e bem conservados. Normalmente você encontrará nesses postos muitos caminhões parados desde o final da tarde. Para utilizar os chuveiros sem custo é só abastecer, do contrário cobram valores entre R$ 5-10.


OBS: Uma dica é recorrer ao aplicativo iOverlander que trás comentários dos usuários, além de uma lista clara sobre o que tem e o que não tem no lugar (internet, banho quente, local para motorhomes, etc). Postos brasileiros com o selo "Rede Siga bem" normalmente apresentam estrutura superior.

 

+ ATRAÇÕES TURÍSTICAS


O que você vai encontrar?

Muitas atrações turísticas contam com banheiro para os visitantes o que permite que você conheça o local além de "garantir o banho".


OBS: Torcemos para que isto torne-se mais corriqueiro, uma vez que tais atrações turísticas já cobram pelo ingresso e deveriam sempre prezar por uma estrutura básica de apoio efetiva ao visitante. Banheiro com chuveiro se enquadraria como um ótimo apoio aos viajantes.

 

+ PRAÇAS & PARQUES PÚBLICOS


O que você vai encontrar?

Estrutura melhor ou pior dependendo do município. Encontramos desde banheiros públicos com banho quente, álcool em gel e sanitários limpos diariamente até outros com falta de vaso, paredes depredadas e mal cheiro. A partir desta primeira avaliação do banheiro, você pode contar totalmente com o local como apoio durante o pernoite na cidade ou apenas como um "socorro" para uma emergência.


OBS: Nem todos os banheiros públicos são abertos 24h, então certifique-se sobre o horário de funcionamento. Destaque para a estrutura impecável que encontramos nos municípios de Bom Jardim da Serra/SC (Mirante Serra do Rio do Rastro), Urupema/SC (Praça Manoel Pinto de Arruda), Pomerode/SC (Centro comercial) e Rolante/RS (Parque Municipal do Morro Grande).

 

+ RESTAURANTES & BARES


O que você vai encontrar?

Na grande maioria das vezes você encontrará somente sanitários e pias, sem possibilidade de tomar banho. A qualidade dos banheiros normalmente reflete o que você já observa desde a entrada no estabelecimento.


OBS: As vezes pode faltar coragem de pedir para usar o banheiro sem consumir nada no restaurante ou bar, porém nunca nos negaram. Quando utilizamos a estrutura para escovar os dentes, trocar de roupa ou recarregar algum aparelho eletrônico, buscamos comprar algo ou explicar nossa necessidade com mais detalhes para o dono ou garçom.

 

+ NA NATUREZA


O que você vai encontrar?

Nenhum buraco pronto no chão ou bons "sanitizantes naturais", por isso leve uma pá, lenços umedecidos e/ou papel higiênico. Se for tomar banho no rio, importante analisar os arredores (cidades, vilas e os próprios moradores), para se precaver sobre a qualidade da água.


OBS: Buscar sempre utilizar produtos de limpeza que não agridam a natureza na hora do banho, afinal não existirá qualquer tratamento e o contato será direto com fauna e flora local.




COMENTE, PERGUNTE, DÊ SUA SUGESTÃO!!!


SINTA-SE À VONTADE AQUI NO "BLOG TO BE WILD"


116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page