top of page

O CARRO

Mas por que uma Defender?

Escolher o carro que se tornaria nossa casa sobre rodas não era assim uma missão tão simples.

Ao mesmo tempo que queríamos um carro forte o suficiente para acessar diferentes tipos de terrenos, buscávamos um veículo com espaço interno suficiente para transformá-lo em uma casa.

Depois de muita pesquisa, achamos que a Defender 110 era o modelo que se encaixava melhor nos nossos pré-requisitos.

Dentre os motivos da escolha, listamos abaixo os principais:

  • Mecânica simples

  • Poucos componentes eletrônicos 

  • Modelo forte e robusto

  • Durabilidade e resistência

  • Confiabilidade

  • Tração 4x4 (Permanente)

  • Amplo espaço interno 

  • Comunidade empenhada na resolução de problemas

ESCOLHA

O MOTORHOME

Carro escolhido, hora de transformá-lo em casa!

Precisávamos otimizar ao máximo o espaço disponível e construir em um mesmo cômodo: sala, cozinha, quarto e por vezes, até escritório - tudo em 3m². Em paralelo, era muito importante considerarmos que passaríamos por diferentes condições climáticas em cada uma das regiões visitadas e isso nos acendeu uma luz sobre a necessidade de isolamento térmico e um sistema de refrigeração da cabine eficientes.

O motorhome passaria por diversas estradas não pavimentadas, o que significava que deveria estar preparado para constante trepidação e eventuais "sacolejos", ou seja, armários e equipamentos deveriam estar devidamente travados, encaixados e serem resistentes aos impactos.

Procuramos referências em projetos que já estavam em andamento pelas diferentes partes do mundo, conversamos com outros viajantes também com o mesmo modelo de veículo, e fomos atrás de empresas brasileiras que já tinham experiência com a transformação interna da Defender. Não tínhamos qualquer "know-how" (e tempo) para realizarmos por conta própria.

Depois de entrarmos em contato com algumas montadoras de motorhomes, chegamos à

CVE, em Chapecó/SC, que já havia realizado outros projetos interessantes

dentro do mesmo modelo de carro.

Discutimos então pessoalmente o projeto nos primeiros dias de janeiro de 2020 e, em seguida, deixamos o carro para iniciar as modificações. Foi quando definimos a disposição dos móveis, a capacidade de armazenamento de água, adaptações elétricas e outros tantos detalhes como cor dos estofados e dos armários.

My-Stop-Motion-Movie (1).gif

Começava então nossa contagem regressiva e constante controle da ansiedade...

 

 

Definimos algumas prioridades básicas que guiaram as principais adaptações em nosso veículo. 

Buscamos ter autonomia para pernoitar em lugares ermos sem acesso a água potável e energia, além de possibilitar dormirmos tanto dentro quanto fora do carro.

E quais adaptações foram feitas?

  • Cama e sofá internos;

  • Isolamento termoacústico;

  • Barraca de teto com pontos de luz e energia (Camping's World);

  • Toldo lateral retrátil (Sumatra);

  • Geladeira 75L 12V (Resfriar);

  • Pia com duas torneiras (água potável e de uso geral);

  • Ducha externa e suporte para cortina de box;

  • Caixa de inox de 30 L para armazenamento de água potável;

  • Caixa de fibra de 30L de água para uso geral; 

  • Caixa de fibra de 30 L para coleta da água servida da pia;

  • 2 Bombas de água;

  • 2 Placas solares de 100W cada;

  • Controlador de carga;

  • Bateria estacionária 150Ah (Moura Nobreak);

  • Carregador e fonte de bateria automotiva 70Ah (Usina);

  • Inversor 2000W (12V 220V) para atender 3 tomadas internas;

  • 4 pontos de iluminação (barra de LED), sendo 3 internos e 1 externo;

  • 2 Bagageiros de teto feitos em alumínio;

  • Janela basculante sobre a pia.

bottom of page