O CARRO
Mas por que uma Defender?
Escolher o carro que se tornaria nossa casa sobre rodas não era assim uma missão tão simples.
Ao mesmo tempo que queríamos um carro forte o suficiente para acessar diferentes tipos de terrenos, buscávamos um veículo com espaço interno suficiente para transformá-lo em uma casa.
Depois de muita pesquisa, achamos que a Defender 110 era o modelo que se encaixava melhor nos nossos pré-requisitos.
Dentre os motivos da escolha, listamos abaixo os principais:
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Mecânica simples
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Poucos componentes eletrônicos
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Modelo forte e robusto
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Durabilidade e resistência
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Confiabilidade
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Tração 4x4 (Permanente)
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Amplo espaço interno
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Comunidade empenhada na resolução de problemas
O MOTORHOME
Carro escolhido, hora de transformá-lo em casa!
Precisávamos otimizar ao máximo o espaço disponível e construir em um mesmo cômodo: sala, cozinha, quarto e por vezes, até escritório - tudo em 3m². Em paralelo, era muito importante considerarmos que passaríamos por diferentes condições climáticas em cada uma das regiões visitadas e isso nos acendeu uma luz sobre a necessidade de isolamento térmico e um sistema de refrigeração da cabine eficientes.
O motorhome passaria por diversas estradas não pavimentadas, o que significava que deveria estar preparado para constante trepidação e eventuais "sacolejos", ou seja, armários e equipamentos deveriam estar devidamente travados, encaixados e serem resistentes aos impactos.
Procuramos referências em projetos que já estavam em andamento pelas diferentes partes do mundo, conversamos com outros viajantes também com o mesmo modelo de veículo, e fomos atrás de empresas brasileiras que já tinham experiência com a transformação interna da Defender. Não tínhamos qualquer "know-how" (e tempo) para realizarmos por conta própria.
Depois de entrarmos em contato com algumas montadoras de motorhomes, chegamos à
CVE, em Chapecó/SC, que já havia realizado outros projetos interessantes
dentro do mesmo modelo de carro.
Discutimos então pessoalmente o projeto nos primeiros dias de janeiro de 2020 e, em seguida, deixamos o carro para iniciar as modificações. Foi quando definimos a disposição dos móveis, a capacidade de armazenamento de água, adaptações elétricas e outros tantos detalhes como cor dos estofados e dos armários.
Começava então nossa contagem regressiva e constante controle da ansiedade...
Definimos algumas prioridades básicas que guiaram as principais adaptações em nosso veículo.
Buscamos ter autonomia para pernoitar em lugares ermos sem acesso a água potável e energia, além de possibilitar dormirmos tanto dentro quanto fora do carro.
E quais adaptações foram feitas?
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Cama e sofá internos;
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Isolamento termoacústico;
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Barraca de teto com pontos de luz e energia (Camping's World);
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Toldo lateral retrátil (Sumatra);
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Pia com duas torneiras (água potável e de uso geral);
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Ducha externa e suporte para cortina de box;
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Caixa de inox de 30 L para armazenamento de água potável;
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Caixa de fibra de 30L de água para uso geral;
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Caixa de fibra de 30 L para coleta da água servida da pia;
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2 Bombas de água;
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2 Placas solares de 100W cada;
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Controlador de carga;
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Inversor 2000W (12V 220V) para atender 3 tomadas internas;
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4 pontos de iluminação (barra de LED), sendo 3 internos e 1 externo;
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2 Bagageiros de teto feitos em alumínio;
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Janela basculante sobre a pia.