top of page
  • Foto do escritoradiantes

SOCORRO! UM MÉDICO PARA VIAGEM

Atualizado: 21 de jun. de 2021

Quando falamos sobre cuidados médicos de uma viagem, logo pensamos ou ouvimos um comentário de um familiar ou amigo próximo:

"Se eu fosse você contratava logo um bom seguro viagem"

Sim, este é um conselho muito útil DURANTE o período "longe de casa"...

...mas e se houvesse um médico, ou melhor, um grupo de médicos especializados em doenças que afligem os viajantes à disposição para consultas preventivas na rede pública de saúde?


Parece um pedido de socorro difícil de ser atendido, afinal já vimos nesta vida várias especialidades médicas, mas focadas somente na saúde dos viajantes aí já é demais...


Mas como assim demais? Nada disso, nós também somos complexos!


Imagina um viajante ser pego de surpresa por uma doença endêmica do lugar que pretende visitar, ou acabar com uma insolação ou diarréia severa sem saber como controlar nem repor os sais perdidos.


Ahhhhh mas isso tem que saber, né? É o básico!


Impressionante como temos lições para aprender em uma consulta médica como essa.


Ainda mais quando temos tempo de falar, ouvir e discutir em detalhes nossas preocupações e os lugares que pretendemos conhecer.


Descobrimos no setor do Médico do viajante do Instituto de Infectologia Emílio Ribas em São Paulo/SP um lugar muito interessante para nos prepararmos para tais questões médicas.


Abrimos nossos corações, mapas, roteiros e carteirinhas de vacinação e em troca recebemos as mais diversas recomendações e até vacinas (4 para cada, no caso) antes de iniciarmos esta longa viagem de carro.


Foram as mais preciosas dicas, desde as especificações técnicas do repelente mais adequado (acima de 20% de Icaridina) ou os cuidados para garantir uma água de boa qualidade para bebermos ou limparmos os alimentos (soluções de cloro e filtros), até receitas de antibióticos, antiinflamatórios e analgésicos para eventualidades na estrada.


Como todos nós estamos enfrentando atualmente os perigos da COVID-19, a equipe médica recomendou seguirmos todos os protocolos de prevenção (uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos e alimentos, etc), além de SEMPRE ter um "plano de fuga" para grandes centros com maior suporte de atendimento médico caso houver qualquer sinal da doença.

Contratamos também um seguro saúde logo que iniciamos nossa jornada, porém contamos também em algumas situações com o Sistema Único de Saúde (SUS) em território nacional. Lembrando que deve-se analisar com calma as modalidades e valores que os planos cobrem para cada procedimento (assistência médica geral, odontológica, repatriação, etc), assim como normas para reembolso caso haja compra de remédios ou consultas em rede não conveniada.



PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES


REPELENTES: À base de Dietilmetatoluamida (DEET) ou Icaridina (conc. acima de 20% - conferir na bula dos produtos comerciais disponíveis). Aplicar Permetrina nas extremidades das roupas (meias, mangas, golas e barras) para evitar picadas de carrapatos em áreas infestadas.

 

TRATAMENTO DE ÁGUA: Hipoclorito de sódio (conc. 2,5%) ou pastilhas de purificadoras

 

LOCAIS PARA BANHO: Nunca mergulhar em locais com água parada e presença de caramujos, pois são frequentes sítios para transmissão da esquistossomose. Observe atentamente o aumento do nível da água, pois pode sinalizar que há chuva nos arredores com chance de tromba d'água e/ou alto risco em locais fechados como cavernas.

 

REPOSITORES DE FLORA INTESTINAL: Probióticos como Saccharomyces boulardii

 

KIT DE PRIMEIROS SOCORROS: Solução fisiológica, clorexidina, atadura, gaze, esparadrapo e tesoura

 

REMÉDIOS: Principalmente para náuseas e dores habituais (antitérmico, antiinflamatório, antialérgico e corticóide). Antibióticos somente com prescrição médica.

 

VACINAS: Verificação individual da carteira vacinal no momento da consulta (não entre no consultório sem sua carteirinha de vacinação atualizada)


Tomamos vacinas para Hepatite A, Hepatite B, Febre Tifóide, Raiva, Gripe e Tétano


 

MÉDICO DO VIAJANTE


ENDEREÇO: Av. Dr. Arnaldo, 165 - São Paulo/SP


HORÁRIO: Quartas (13-14:30h) e Sextas (08-10h)



TEL: (11) 3896-1200 - Central de Atendimento

 

Este é apenas um relato das recomendações que recebemos na consulta ao médico do viajante e estratégias individuais que tomamos. Por isso, consulte antes um médico para detalhar cada assunto que trouxemos aqui no artigo.



COMENTE, PERGUNTE, DÊ SUA SUGESTÃO!!!

SINTA-SE À VONTADE AQUI NO "BLOG TO BE WILD"


339 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page