RECARREGANDO AS BATERIAS

Atualizado: Jul 23

Você provavelmente já ouviu esta frase de alguém que está no meio do seu período de férias, aproveitando os dias de descanso para só depois retornar ao trabalho com energia total, renovado para exercer o seu ofício.


Mas e se a recarga, dessa vez, não fosse exatamente de seu corpo e mente durante uma viagem e sim do próprio motorhome que você utiliza nas andanças?


Afinal, da mesma forma que um corpo não pode ser totalmente saudável com uma mente perturbada, um carro-casa não depende somente do bom funcionamento de uma das partes

Outro exemplo de que tudo está conectado!



Nossa intenção aqui não é trazer orientações técnicas aprofundadas sobre as adaptações elétricas de um carro para longas expedições. Nem conseguiríamos, na verdade, com o nosso conhecimento.


Buscamos compartilhar algumas formas de obtenção de energia, principais fontes de consumo e equipamentos disponíveis para garantir maior autonomia energética nos dias pelas estradas.


Então como consigo produzir energia?


Talvez a forma mais comum e utilizada de se obter energia em um motorhome seja através da própria movimentação do carro.


O movimento mecânico durante os deslocamentos de um lugar para o outro gera energia elétrica através de uma peça do carro chamada alternador

Mesmo que você não conte com uma casa dentro do carro, essa peça por si só já é fundamental, por exemplo, para funções como manter seu carro ligado, acender os faróis e funcionar o rádio todos os dias. Claro, sempre em parceria com uma boa bateria automotiva.


E se a casa também pudesse se beneficiar desse movimento mecânico constante?


Existem adaptações simples (chaves) que permitem conectar múltiplas baterias, permitindo assim que parte da energia gerada pela movimentação no motor ajude o funcionamento dos itens da casa.


Como são muitos quilômetros pelas estradas, não podemos desperdiçar nem um instante dessa preciosa energia de nosso querido carro.