Depois de passarmos nossa maior temporada em uma capital desde que iniciamos nossos deslocamentos pelo Brasil, era hora de sairmos do eixo pernambucano Recife-Olinda e atingirmos o ponto mais oriental do continente americano.
Exatamente o que você acabou de ler:
Ponta do Seixas em João Pessoa na Paraíba é o local mais avançado no Oceano Atlântico em nosso continente.
Enquanto não temos passagem liberada para outros extremos das Américas na Argentina e no Alasca, vamos descobrir mais sobre as terras paraibanas?
E logo de início o que mais nos impressionou nesse pedaço de litoral paraibano foram as falésias gigantes
Pernoitamos muito perto do mar sem saber ao certo a distância que estávamos das falésias, já que chegamos na cidade de Conde/PB no começo da noite.
Só no dia seguinte que tomamos consciência que todo aquele vento que soprava durante à noite era fruto da proximidade com a praia.
Tratava-se de um mirante natural, onde ao invés de rochas víamos paredes de areia colorida em pleno processo de erosão
O vento é implacável durante todo o dia...
João Pessoa/PB foi uma das capitais mais pacatas que conhecemos pela região nordeste. Nos identificamos muito com a orla e o clima como um todo da cidade
Aliás... se algum dia em sua vida você já olhou com atenção para o mapa da região nordeste, deve ter notado que muitos dos estados participantes são relativamente "estreitos" na faixa de litoral e "compridos" no eixo leste-oeste.
Isso torna totalmente possível para um motorista empolgado atravessar 2 ou até 3 capitais em apenas um dia, por isso CUIDADO!
Muito cuidado para não tornar sua passagem por incríveis estados nordestinos como a Paraíba muito rápida.
PARAÍBA: POR ONDE ANDAMOS?
Praia de Tambaba
Onde ficamos: Arca de Bilu
Melhor para se fazer: Descer a pé pelas falésias (caminhos seguros pelas escadas) e andar pela areia até a Praia de Coqueirinhos. Montar um piquenique na sombra dos coqueiros a beira mar.
Baía da Traição
Onde ficamos: Camping O'katu
Melhor para se fazer: Dormir nas "ocas beira mar", aprender mais sobre a herança indígena do município, mergulhar nas água cristalinas da Lagoa Encantada e trafegar com o carro pelas areias até a divisa com o Rio Grande do Norte
João Pessoa
Onde ficamos: infelizmente não dormimos na capital
Melhor para se fazer: Almoçar frutos do mar na Ponta do Seixas e caminhar pela orla para entender o verdadeiro diferencial que esta capital tem. Talvez você pense até morar, viu?
Na foto onde a casa (motorhome) de vocês está estacionada, se chama Barreira do Cabo Branco, e brinquei muito descendo de carrinho de rolimã com meus amigos e meus filhos. Boa recordação. Um forte abraço e venham mais vezes. Ivan e Jane - Campina Grande, PB.