OLÁ! TUDO BEM? POSSO USAR O SEU BANHEIRO?

Preparar o carro para múltiplos destinos, separar roupas que atendam as mais adversas condições de clima sem ocupar muito espaço e ajustar todas as compras do dia a dia para um novo plano financeiro.


São alguns dos desafios mais complexos em uma longa viagem de carro, mas o que dizer sobre a problemática de um banheiro na hora do aperto?



Quando digo “aperto” não me refiro somente sobre encontrar uma simples privada, mas todo o universo que um bom sanitário lhe oferece como água para limpeza das mãos e rosto, chuveiro, apoio para deixarmos equipamentos, itens de higiene e roupas, sem falar na organização do local para que o acesso seja o mais bem-sucedido possível.


Enquanto planejávamos todas as adaptações que seriam feitas no carro da cabine para trás, claro que o tema “estrutura de banheiro” tornou-se uma preocupação.


Como encaixar um chuveiro, uma pia, uma privada, além de todos os suportes para toalha, sabonete, shampoo e rolo de papel higiênico de um banheiro tradicional nos 3 metros quadrados que já contariam com cama, geladeira, gaveta e armários?


Lembrando que água e roupas secas não se misturam, móveis de madeira com umidade constante também não. Privada com qualquer outra coisa, nem se fale!


Quando refletimos sobre uma prioridade tão básica como essa, fica impossível não se sensibilizar com pessoas que, por diferentes motivos, simplesmente não tem acesso a praticamente nada nisso

Com pouco espaço, tudo precisa ter duas, três, até quatro funções diferentes. Na verdade, quanto mais multifuncional, melhor.


Nessa linha de pensamento, priorizamos a inclusão de uma pia dentro do carro, pois serviria não só para lavar louça, mas também como parte integrante do nosso “banheiro”.


Logo que acordássemos, lá estaria a pia para lavarmos o rosto, escovarmos os dentes e por que não bebermos água? Um reservatório próprio com bomba debaixo do carro faria esta função de transformar a pia também em um pequeno bebedouro

O chuveiro teria que ser para o lado de fora, diferente de outros motorhomes e vans que contam com um espaço interno maior e reservam, muitas vezes, um local somente para este propósito.